Porquê Entre DOURO e MINHO ?


Porque, nasci numa cidade duriense das mais bonitas, Lamego. Porque, migrei para a cidade de Gaia, no início da década de 60, onde vivo a minha juventude, e permaneço até hoje. Porque, a partir da década de 90 divido a minha vida, com Cabeceiras de Basto.
É Entre DOURO e MINHO, porque complemento a minha vida com o rural duriense, o rural minhoto e o urbano, do litoral. Será desta grande região, tão diferente entre as suas gentes, mas tão NORTENHAS, que exporei uma das minhas grandes paixões - como amador e autodidacta - a fotografia, bem como escritos sobre esta tão vasta região...

_____________________________________________________________________________________________

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Feira Medieval 2012

- Lamego -


A edição deste ano da Feira Medieval de Lamego vai abandonar o histórico bairro do Castelo e descer até à zona envolvente da Praça do Comércio onde reunirá o clero, a nobreza, os mestres de ofício e os servos da gleba para fazerem a evocação histórica do comércio e das artes e dos ofícios medievais. Este ano, a viagem ao passado de Lamego destaca a recriação das Cortes de Lamego por D. Afonso Henriques, através da qual o público poderá vivenciar vários episódios da época, enquadrados na moldura de um mercado. Não faltarão, por isso, mercadores e artesãos que vão desenvolver as suas atividades de comércio.

Ao longo de três jornadas, de 1 a 3 de junho, as ruas e ruelas da zona alta da cidade serão palco de “jogos de destreza e perícia”, “reinos de armas e preitos de vassalagem a D. Afonso”, para além de “bailias e folguedos com músicos”. Fiel ao espírito e à época, a Feira Medieval de Lamego quer continuar a cativar o interesse de vários públicos através de uma abordagem interativa sobre as lendas e tradições enraizadas nesta cidade. No primeiro dia, o evento será dedicado às crianças e às escolas, enquanto que no sábado o ponto alto das celebrações ocorrerá com a recriação das Cortes de Lamego. No domingo, ao início da tarde, após a abertura da feira e “fiscalização dos meirinhos e alvazis”, um Cortejo Régio desfilará pelas ruas “com recebimento das várias ordens militares que partem em fossado nas terras de Moirama”.

A realização de torneios de armas e juízos de malfeitores, “desmandos heréticos e possessões malignas” serão outros episódios históricos cuja reconstituição será feita com as personagens da época. Para quem pretende retemperar forças durante tamanha folia também haverá “comeres fartos e beberes frescos nas tabernas da feira”.

Ao apresentar uma programação ampla e bastante apelativa, este evento pretende cumprir duas missões essenciais: fazer a pedagogia dos usos e costumes medievos e expor artesanato nacional e internacional de qualidade. Para além da Praça do Comércio, o espaço ocupado por mercadores e artesãos, muitos dos quais provenientes do Magrebe, será alargado às ruas Marquês de Pombal, Padre Alfredo Pinto Teixeira, das Cortes, Almacave e Nova, para além de um pequeno troço da Av. 5 de outubro. A Câmara Municipal de Lamego apela à compreensão e colaboração dos moradores e comerciantes das zonas envolvidas para que se associem a esta manifestação cultural e respeitem as restrições em relação à circulação e estacionamento automóvel.

Organizada pela Câmara Municipal de Lamego, através do programa VIVERLamego, a realização da Feira Medieval representa um investimento de 36.700 euros, comparticipado em 80% através do QREN.


Fonte: (http://www.cm-lamego.pt/)

Sem comentários:

Enviar um comentário