Porquê Entre DOURO e MINHO ?


Porque, nasci numa cidade duriense das mais bonitas, Lamego. Porque, migrei para a cidade de Gaia, no início da década de 60, onde vivo a minha juventude, e permaneço até hoje. Porque, a partir da década de 90 divido a minha vida, com Cabeceiras de Basto.
É Entre DOURO e MINHO, porque complemento a minha vida com o rural duriense, o rural minhoto e o urbano, do litoral. Será desta grande região, tão diferente entre as suas gentes, mas tão NORTENHAS, que exporei uma das minhas grandes paixões - como amador e autodidacta - a fotografia, bem como escritos sobre esta tão vasta região...

_____________________________________________________________________________________________

sábado, 22 de setembro de 2012

Feira e Festas de S. Miguel 2012

- Cabeceiras de Basto -


 Começou no dia 20 de Setembro, a afamada Feira de S. Miguel de Refojos. A alvorada festiva com salva de morteiros e grupos de Zés Pereiras anunciaram pela manhã, o início desta feira secular, que também é festa e que durante os próximos dez dias converte Cabeceiras de Basto, numa terra cosmopolita e no ponto de encontro desta vasta região.

As ruas engalanadas, o comércio, os divertimentos e um programa de animação diversificado, onde a tradição se cruza com a modernidade, são fatores de atração para diferentes faixas etárias da população e milhares de visitantes.

A abertura do ‘Portal da Feira’ que teve lugar pelas 10h00m, marcou o início destas que também são as Festas do Concelho de Cabeceiras de Basto. A singela iniciativa, que contou com a presença dos Presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Engº Joaquim Barreto e Dr. Serafim China Pereira, respetivamente, bem como do Presidente da Junta de Freguesia de Refojos, Francisco Alves e de responsáveis pela Comissão de Festas, entre outros autarcas e centenas de pessoas que, trajando a rigor ou simplesmente associando-se, percorreram as principais ruas da vila, recriando assim uma antiga tradição, onde sobretudo, minhotos e transmontanos, chegavam com os produtos excedentes nesta época de colheitas, para comercializar os seus produtos.

Mantas de barroso, vestuário manufaturado em linho e lã, tamancos, produtos hortícolas e fruta da época, eram alguns dos artigos mais procurados. Chegavam ainda os comerciantes de gado cavalar, que aqui faziam os seus negócios, uso que se manteve ao longo dos tempos, motivo pela qual a feira do gado cavalar consta no programa festivo.

Esta tradicional feira decorre durante a manhã no Parque do Mosteiro, antecedendo as tão apreciadas corridas de cavalos a galope, que habitualmente registam o agrado da população que se junta para apreciar o desempenho dos belos e possantes animais.

De referir que a abertura do Portal da Feira, contou ainda com a presença dos utentes de vários Espaços de Convívio e Lazer do Concelho e dos Bombos da Orada.

……………………………………………………………..............................………………………………….

Recorde-se que o programa previsto para os dez dias de festa, envolve não só a população local, como os comerciantes e muitas associações e outras entidades que participam e ajudam a concretizar um cartaz repleto de actividades que anima esta vila cabeceirense durante dez dias.

…………………………………………………………………….............................…………….…………….

No dia 22, sábado, destaque para o passeio equestre pelas ruas da vila e pelas 17h00m, o Encontro de Bombos e Gigantones. A peça musical ‘Lovecats’, organizada pelo Centro de Dança Corpo e Movimento e a atuação do ‘Dour’Orquestra’, ambos no Parque do Mosteiro e o Baile de Outono nos Claustros do Mosteiro encerram o dia.

No dia 23, domingo, destaque para a realização do Cortejo Etnográfico, que a partir das 15h30m, vai percorrer as principais ruas da vila, apresentando carros alegóricos provindos de quase todas as freguesias do concelho, que desta forma apresentam os seus usos e costumes, a sua história, lendas e tradições. À noite, a jornada termina com a atuação da ‘Banda Star’.

No dia 24, 2ª feira, estão previstas várias atividades desportivas no Parque do Mosteiro, espaço que à noite acolhe animação musical com grupos de concertinas e Quadra Musical, a partir das 21h30m.

No dia 25, 3ª feira, destaque para a atuação do grupo musical ‘Quadrângulo’ e no dia 26, 4ª feira, uma popular garraiada. As duas iniciativas estão agendadas para o Parque do Mosteiro, a partir das 21h30m.

No dia 27, 5ª feira, às 17h00m abre ao público a 36ª Agro Basto – Exposição/Feira das Actividades Económicas de Basto. Um certame que tem como cenário o Mercado Municipal e a Praça Arcipreste Francisco Xavier de Almeida Barreto, onde decorre a partir das 21h30m a animação musical com os cantadores ao desafio Irene Pinto de Gaia, Lopes de Travassô e Carvalho de Cucana, no palco da Agro-Basto.

O dia 28, 6ª feira, é dia grande de festa, o programa abre com bombos e gigantones a animar as ruas da vila, seguindo-se, às 10h00m, a feira de gado bovino (raças maronesa, barrosã e minhota) e o concurso pecuário aberto à participação dos distritos de Braga e Vila Real. No final é a vez das espetaculares e sempre concorridas chegas de bois deliciarem o público presente. Estão agendadas para as 15h00m. À noite tem lugar o arraial minhoto com a ‘Ronda das Concertinas’, onde cantadores e populares se juntam, percorrendo e animando as ruas desta vila Cabeceirense, enquanto no palco actuará o cantor popular ’Zé Amaro’. Segue-se uma espetacular sessão de fogo de artifício.

O dia 29, sábado, feriado Municipal, começa às 10h00m com uma sessão solene evocativa do Dia do Município, durante a qual serão entregues vários votos de louvor a cidadãos cabeceirenses cuja ação merece ou mereceu o reconhecimento municipal. Neste dia de S. Miguel, destaque ainda para a missa solene, pelas 11horas e a imponente procissão às 17h00m. O concerto das bandas Cabeceirense e das Caldas das Taipas, terá lugar na Praça da República, às 21h30m. A noite termina com a atuação da Banda Sabor no palco da Agro Basto e a Noite de Estrelas, nos Claustros do Mosteiro de S. Miguel de Refojos.

A tradicional Feira/Festa de S. Miguel de Refojos, encerra no dia 30, domingo, tradicional dia das trocas, com a transmissão do programa televisivo da TVI ‘Somos Portugal’, a partir de Cabeceiras de Basto. O encontro de Folclore com ‘Os Camponeses de Arosa’ e o Grupo Folclórico de S. Nicolau, no palco da Agro-Basto, encerram o programa festivo 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário